Weber da Fonseca Amaral[1]
MEIO AMBIENTE: PROBLEMA DE TODOS, QUESTÃO PARA AS EMPRESAS
O controle dos resíduos sólidos e a sua redução são os grandes desafios para os centros urbanos. Por isso, as empresas e os governantes devem atuar de forma emergencial e séria para que a degradação ambiental não continue, e que as próximas gerações não recebam um mundo degenerado e caótico por efeitos da deterioração.
As maiores responsáveis pela produção de resíduos, cujo meio ambiente contaminam, são as empresas das indústrias químicas, das metalúrgicas, das fundições etc. Em muitos locais urbanos os resíduos são lançados em terrenos baldios, quintais, córregos e até nos lixões. As empresas, pensando somente no lucro, se "esquecem" do que acontece com os seus produtos no Meio Ambiente depois de descartados. Aliás, elas procuram não se lembrar de que os produtos tóxicos usados na fabricação dos seus materiais agridem os rios e a atmosfera ao serem lançados sem tratamento na natureza. Por isso, para que o controle seja efetivo, as que não se preparassem para preservar o ambiente deveriam ser multadas.
Quando se fala em redução e educação ambiental, os empresários pensam apenas nos custos adicionais. Deveria existir, por parte do governo, um incentivo fiscal para empresas que se comprometessem a um tratamento específico para o seu lixo e, junto com a população, receberiam descontos em taxa municipais. Um dos problemas em coleta domiciliar e empresarial é a destinação dos resíduos urbanos coletados que formam o lixão. Os resíduos urbanos de várias cidades são coletados sem qualquer tratamento.
Algumas simples medidas do governo e dos empresários poderiam ser tomadas para minimizar os impactos ambientais. Para reverter o quadro contra aqueles que não querem se responsabilizar, certas normas de procedimentos deveriam ser adotadas, tais como: estimular a criação de oficinas de reciclagem de materiais na comunidade e escolas; incentivar na cidade o projeto de separação e reciclagem do lixo e de produtos tóxicos, como pilhas e lâmpadas. Tais materiais tóxicos, como sabemos, possuem metais pesados, poluindo, assim, os lençóis freáticos e, em conseqüência, os rios e os mares.
As empresas e os governantes têm de atuar no sentido de melhorar as condições ambientais para o bem estar da população, efetuando a contenção e eliminação de resíduos sólidos, decorrentes do processo produtivo, além de também controlar o uso, ou consumo, dos seus produtos de forma a não agredir o nosso ecossistema. Com a atuação do governo, empresários e comunidades, poderemos diminuir, sim, o impacto ambiental nas grandes cidades. Como resultado: as próximas gerações receberão um mundo melhor. Nossos filhos, e netos, agradecem.
[1] Professor e Biólogo.